Atualização científica

Desfechos clínicos do uso de metformina em populaç

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017

Desfechos clínicos do uso de metformina em populações com doença renal crônica, insuficiência cardíaca congestiva ou doença hepática crônica – Revisão sistemática

Matthew J. Crowley, Clarissa J. Diamantidis, Jennifer R. McDuffie, et al

 

Fonte: Ann Intern Med. Janeiro 2017. doi:10.7326/M16-1901

Base teórica: Mudanças recentes nas recomendações do Food and Drug Administration (FDA) para a metformina resultarão em aumento de seu uso em pessoas com contraindicação ou precaução histórica para esta medicação. Os prescritores devem compreender os desfechos clínicos do uso da metformina nestas populações.

Objetivo: Sintetizar dados sobre desfechos do uso da metformina em populações com diabetes tipo 2 e doença renal crônica (DRC) moderada a grave, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), ou doença hepática crônica (DHC) com dano hepático.

Fonte de dados: MEDLINE (via PubMed) de janeiro 1994 a setembro 2016, e Cochrane Library, EMBASE, e International Pharmaceutical Abstracts de janeiro 1994 a novembro 2015.

Seleção de estudos: Estudos em língua inglesa que 1) avaliaram adultos com diabetes tipo 2 e DRC (com taxa de filtração glomerular abaixo de 60 mL/min/1.73 m2), ICC ou DHC com dano hepático; 2) compararam regimes de tratamento para o diabetes que incluíram metformina com aqueles que não incluíram; 3) reportaram mortalidade por toda as causas, eventos adversos cardiovasculares maiores, e outros desfechos de interesse.

Extração dos dados: 2 revisores resumiram os dados e independentemente ranquearam a qualidade e força da evidência dos estudos.

Síntese dos dados: Baseado na síntese qualitativa e quantitativa envolvendo 17 estudos observacionais, o uso da metformina é associado com redução da mortalidade por todas as causas em pacientes com DRC, ICC ou DHC com dano hepático, e com menos readmissões por ICC em pacientes com DRC ou ICC.

Limitações: A força da evidência foi baixa e dados em diversos desfechos de interesse são esparsos. Os estudos disponíveis são observacionais e variam quanto a duração do seguimento.

Conclusão: O uso da metformina em pacientes com DRC moderada, ICC ou DHC com dano hepático é associado com melhora nos desfechos clínicos. Nossos dados suportam as mudanças recentes na indicação da metformina.